Flor_S2 * ' flor, inspirada, te inspira '

Pelos poderes de Greyscow, nós temos a foorçaaaaa

Sobre a Metafísica

"... eles estavam seguros de ter alcançado uma certa gnose* - tinham resolvido de forma mais ou menos bem sucedida o problema da existência, enquanto eu estava bem certo de que não tinham, e estava bastante convicto de que o problema era insolúvel."
Huxley, sobre a reunião da Sociedade Metafísica.


*gnose quer dizer conhecimento e, neste caso, conhecimento sobre a existência de deuses e do sobrenatural, ou da criação, no que confere ao criacionismo, Big-Bang e entre outras teorias, ou mesmo sobre conhecimento da vida após a morte.

5 comentários:

Lidiane Fiss disse...

Metafísica... hum... pra mim é complicado de falar... eu não a conheço muito bem.

Mas até que deve ser legal, meio louco, ficar viajando nessas idéias e mistérios que ela nos trás.

;)
beijinhos Jaque.

Anônimo disse...

metafísica sempre foi bem complicado, enrrolado .. kkkk
mas a postagem ta bem clara;

Beijos moça;

L.S. Alves disse...

Concordo com o Huxley.

Acauã Pyatã disse...

Bom, eu creio que este discurso do inglês Huxley, seja mais uma prerrogativa de que: "existem entre o céu e a terra, mais mistérios do que a mente humana pode imaginar"
(risos). Eu acredito piamente que existem certas coisas que talvez nunca nos revelaram sua excencia nem resposta, embora exista a metafísica se ocupe de pensar, refletir e discutir, tentar entender a essência do mundo, do universo e do que nele está compreendido, isso é algo que talvez seja questões sem respostas. Vários filosofos ja se ocuparam de pensar no que está compreendido em nosso mundo de forma física e de forma não física, contudo, para certas verdades, até onde a mente humana seria capaz de suportar? Na verdade, na minha opinião demais respostas so serão alcançadas após sanarmos primeiramente esta. Abraços

Victor Zanata disse...

Na verdade a questão da metafísica não é algo que investigamos e refletimos intelectualmente e cheguemos a uma resposta racional. A mente não é capaz de apreender o sentido anímico da existência, nem a essência das coisas. O entendimento humano passa por várias etapas, e mais além do mero "creio, não creio" da mente, repousa possivelmente toda a verdade sobre o mundo físico e não-físico. Mas para se chegar até lá, há que se abandonar a doutrina da mente meramente intelectual e adentrar na doutrina do coração. A filosofia contemporânea (pois a filosofia ocidental antiga tinha seus meios de alcançar a verdade - mas isso não aparece nos livros), despreza formas alternativas de investigação do homem, como o próprio budismo,que é tão antigo quanto a humanidade, e já provou sua sabedoria acerca do homem e do mundo. Resumindo: qualquer sistema metafísico que se propõe a investigar os mistérios através da mente, se equivoca. A verdade está dentro, e dentro é o coração, o âmago do próprio Ser.